Após atravessar sete temporadas
bebendo, fumando e vendendo bens de consumo como se fossem sonhos, o
publicitário Don Draper se despede do público. O episódio que encerra Mad Men,
exibido no último domingo (17) na televisão americana, reafirma o lugar das séries
em geral como produtos refinados de arte e entrenimento.
Como legado, a série deixará para
a geração que não sentiu o mertiolate arder um retrato da era de ouro da
publicidade e ainda de como ocorreram algumas das mais profundas transformações
culturais do nosso mundo, tanto no seio corporativo quanto no social. Produzida
por Mathew Weiner para a AMC, Mad Men se tornou referência no tocante à
fidelidade histórica e lições sobre marketing, carreira e negócios. Reunimos
aqui cinco ideias de Mad Men que a Geração Y deveria ouvir. Confira abaixo:
1 - Saiba como explorar a
nostalgia
Em um determinado momento da
série, Don Draper é desafiado pela Kodak a criar uma propaganda para um aparato
tecnológico que eles chamaram de roda. O produto exibia fotos em slides e as
pessoas pareciam rejeitá-lo por não parecer moderno. Como solução, Draper
substituiu o nome “roda” para carrossel e explicou que a tecnologia pode
despertar desejo. Mas é a nostalgia e possibilidade de rever momentos que faz
com que os consumidores criem uma conexão com o aparelho.
“A tecnologia é reluzente, mas há
raras ocasiões em que o consumidor pode se envolver em um nível além do flash:
quando eles têm uma ligação sentimental com o produto. A nostalgia é delicada,
mas potente. Em grego, significa literalmente ‘a dor de uma velha ferida’. É
uma pontada no coração mais poderosa que a memória sozinha”, diz Draper na
cena.
2 - A busca pela próxima grande
ideia não deve cessar
Criar novos produtos, conteúdo e
lançar tendências são expressões modernas. No entanto, elas refletem o espírito
criativo e inovador da década de 1960. O cenário que surgiu no pós-Segunda
Guerra favoreceu a corrida tecnológica e o surgimento de novos objetos de
desejo, e a publicidade precisava apresentar esse novo mundo à sociedade. Mad
Men conta com uma fidelidade quase documental como esse processo ocorreu. Os
publicitários da Era de Ouro precisavam encontrar conexões entre os produtos e
as pessoas por meios completamente originais. “Você dirá que a próxima ‘grande
coisa’ será melhor por que sempre é”, afirmou Don Draper entre um gole e um
cigarro.
3 - “Se você não gosta do que
está sendo dito, mude a conversa”
Esse é um dos conselhos mais
valiosos dado por Don Draper e repetido pela redatora Peggy Olson, em um
segundo momento da série. Quando sua agência Sterling Cooper perde uma de suas
contas mais importantes, Lucky Strike, o diretor de arte em vez de lamentar a
derrota, declara que sua empresa só fará propaganda de produtos que não colocam
os consumidores em risco - como o cigarro.
Se a empresa ou marca se encontra
em uma crise de imagem ou deseja promover alguma mudança na forma com que é
vista, o primeiro passo é mudar a conversa atual. Desviar o foco do que está
sendo dito agora e estabelecer você, qual será o novo tópico.
4 - “Sucesso é se destacar e não
se encaixar”
Seja qual for a sua área de
atuação, o sucesso virá para aqueles que não tentam se encaixar, mas sim para
aqueles buscam se destacar pela autenticidade. Neste aspecto, a personagem
Peggy Olson se tornou exemplo.
Situada em uma época em que as
mulheres se dividiam entre mães e secretárias, Peggy aceitou a tarefa de ser
redatora e no momento em que decidiu parar de tentar se encaixar, alcançou o
sucesso em seu trabalho. Em Mad Men, Peggy sintetiza as dificuldades que as
mulheres enfrentaram ao se despir dos papéis impostos pela sociedade e focar em
suas carreiras.
5 - A publicidade deve fugir dos
lugares comuns
Para criar campanhas marcantes,
precisamos fugir dos lugares comuns. Em uma conversa com Peggy, ele discorda da
frase que diz “sexo vende” e classifica essa como uma frase que diminui o
trabalho da publicidade. “Você é o produto. Você sentir algo, é isso o que
vende. Não são eles (os criadores), nem sexo. Eles não podem fazer o que nós
fazemos e por isso, nos odeiam”, afirmou Draper. E essa é a lição: se você tem
um produto inovador, sua propaganda deve seguir esse caminho e deixar uma
mensagem aos consumidores.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/mad-men-o-que-um-publicitario-dos-anos-1960-ensinou-a-geracao-y/87260/ -- Acesso: 04/01/2016