O Startupi acompanhou hoje o anuncio de lançamento do
programa de aceleração do Google, em sua sede em São Paulo, chamado Google
Launchpad Accelerator.
A iniciativa foi desenvolvida para fomentar o crescimento de
soluções digitais inovadoras que já estejam disponíveis em seus respectivos
mercados. O objetivo é impulsionar os projetos selecionados para que se tornem
uma referência de qualidade e sejam relevantes em escala global.
Fábio Coelho, Presidente do Google Brasil, participou do
anúncio e se mostrou muito feliz com o lançamento do programa. “Esse tipo de
iniciativa irá representar e fortalecer o crescimento dos negócios do Google no
Brasil”, comenta.
Lançado simultaneamente em três países – Brasil, Índia e
Indonésia – cada ciclo do programa terá duração de seis meses e foi criado com
intenção de funcionar como um complemento ao trabalho que já é realizado pelas
aceleradoras, dando apoio para startups em growth stage.
O que levou o Google a escolheres estes três países é que,
segundo dados do programa, até 2018 aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas
devem se tornar usuárias de smartphones, sendo 670 milhões proveniente destes
três países. Com essa iniciativa, o Google pretende apoiar e fortalecer estes
empreendedores para que eles possam melhorar seus aplicativos e serviços
digitais para transformá-los em plataformas de inovação globais que impactem
milhões de usuários todos os dias.
Critério de seleção
O programa busca startups de base tecnológica que já possuam
produto e que queiram aumentar a velocidade do seu crescimento. Também buscam
aplicativos ou tecnologias que tenham impacto na economia local para que possam
impactar também na economia de outros mercados emergentes.
Benefícios
Funding sem contrapartida – 50 mil dólares;
Acesso aos especialistas do Google – as startups terão
acesso contínuo a mentores, gerentes de produto e engenheiros;
2 semanas no Vale do Silício para um processo de aceleração
e imersão;
Seis meses de coworking – Espaço no Google Campus São Paulo
ou em escritórios parceiros como a Plug;
Conexão com fundos de Venture Capital e parceiros – fundos
situados nos Estados Unidos e no Brasil;
Créditos em produtos de Cloud do Google – 100 mil dólares
para gastar em um ano.
O plano é impactar pelo menos 15 startups brasileiras em
2016. Isso representa um investimento total de 1 milhão de dólares,
considerando os valores de capital semente, aluguel do espaço de coworking e os
custos da viagem e estadia na sede do Google na Califórnia. Além disso, as
startups selecionadas receberão 1 milhão e meio de dólares em créditos para
gastar com produtos de Cloud do Google.
Para a primeira turma do programa foram selecionadas 8
startups do Brasil, 6 da Indonésia e 8 da Índia que embarcam em janeiro de 2016
para a imersão no Vale do Silício.
Para a seleção das startups, o Google entrou em contato com
diversas aceleradoras e fundos de Venture Capital do Brasil para filtrar
algumas sugestões de projetos. Todo esse processo aconteceu meio “às escuras”
porque a empresa pretendia manter sigilo até o lançamento do projeto. O Google
entrou em contato com algumas startups questionando o interesse em participar
de um novo programa, mas sem entrar muito em detalhes. Todas as inscrições
foram avaliadas por profissionais do Google no Brasil e nos EUA.
Veja a lista das startups selecionadas.
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AgroSmart – Reúne conceitos de Internet das
Coisas e Computação em Nuvem, a empresa processa variáveis dos dados coletados
no campo, de forma a fornecer aos fazendeiros a quantidade exata de irrigação
que as terras precisam, entre outras informações relevantes.
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Cuponeria – Plataforma móvel de cupons que avisa
o usuário quando há uma ótima oferta próxima ao local onde ele está. Para
obtê-la, é necessário selecionar o cupom gratuito e apresentar o código gerado
na loja participante.
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Qranio – Plataforma móvel com a missão de tornar
o aprendizado mais divertido por meio da gamificação do conteúdo educacional e
estimulando os usuários a aprender em todos os momentos.
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ProDeaf – Plataforma completa que pode traduzir
e falar qualquer linguagem de sinais por meio de um avatar desenvolvido em
tecnologia 3D.
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Superplayer – Serviço brasileiro de recomendação
de musicas que visa melhorar cada momento da vida das pessoas com a trilha
sonora perfeita. Os usuários tem acesso a centenas de trilhas sonoras
organizadas por humor, gênero musical e outras categorias especiais.
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UpBeat Games – Desenvolvedor de jogos para
celulares. Os produtos criados pela empresa são envolventes, sociais e
funcionam em diferentes plataformas.
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Elo7 – Pioneira no Brasil para compra e venda de
artesanato, a plataforma conecta artesãos com pessoas apaixonadas por
artesanatos e objetos customizados, promovendo uma experiência social e
conversacional de comércio em um ambiente seguro e conveniente.
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Hand Talk – Efetua traduções automáticas para a
linguagem de sinais usada pela comunidade surda. As soluções oferecidas pela
ferramenta permitem que pessoas com deficiência auditiva possam estabelecer uma
comunicação com ouvintes, além de ter contato com informações acessíveis em
linguagem de sinais, já que a maioria das pessoas com deficiência não
compreendem a linguagem escrita de seus países.
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Durante o anúncio de lançamento do programa,
estavam presentes as startups Agrosmart, Cuponeria e Elo7. Elas conversaram com
o Startupi e se mostraram muito animados com a oportunidade de participar dessa
nova iniciativa.
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“Nós não tínhamos muitas informações, apenas nos
disseram que seria um projeto muito legal do Google, não pensamos duas vezes e
nos inscrevemos”, conta Nara Iachan, da Cuponeria.
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Para Mariana Vasconcelos, CEO da Agrosmart, essa
oportunidade é estratégica para sua startup já que trabalham diretamente com
Internet das Coisas e Computação em Nuvem, área que o Google tem grande
conhecimento.
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Carlos Curioni e Guto Araujo, da Elo7, estão
dando um foco cada vez maior na sua solução, para plataforma mobile, e a oportunidade
do programa e de conhecer a sede do Google no Vale do Silício irá proporcionar
um aprendizado em uma velocidade muito mais rápida.
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José Papo, Gerente de relação com startups e
desenvolvedores do Google, é o responsável pelo programa na América Latina. Ele
destaca que as startups da primeira turma são de diferentes locais do Brasil
como Campinas, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de janeiro, Maceió, São Paulo,
Recife e também trabalham em distintos mercados.
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Ele ressalta que o Google não está competindo
com outras aceleradoras, mas que estão trabalhando em conjunto para somar e
compartilhar para que as startups em fase de crescimento tenham mais um canal
de saída.
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José também destaca que um ponto muito
importante do programa são as conexões que as startups terão. “Elas estarão em
contato com Israel, Índia, Indonésia e Vale do Silício, mas do que o dinheiro,
essas conexões valem ouro e podem gerar muitos negócios”.
Há tempos o Google trabalha com desenvolvedores para
facilitar a criação de plataformas com o potencial de gerar inovação massiva.
Ao apoiar os empreendedores que estão criando as próximas grandes tecnologias
nos mercados emergentes, estão ajudando a construir a infraestrutura que
servirá de base para a experiência digital de milhões de novos usuários. “O
Google sozinho não é nada, nossa intenção é fomentar o ecossistema e crescer a
economia”, afirma José Papo.
Fonte; http://startupi.com.br/2015/12/google-lanca-oficialmente-seu-programa-de-aceleracao/ -- Acesso: 24/12/15